Shopper Marketing é o conjunto de ações estratégicas que se comunicam com o shopper, o consumidor que está no PDV

Hora de Cuidar- bebê e família
Hora de Cuidar- bebê e família

Desenvolvemos uma área, dentro do Walmart, dedicada exclusivamente à produtos para a categoria baby.

Código de Cor
Código de Cor

As categorias (higiene, roupas, alimentar, etc) ficam identificadas por código de cores.

Check out Exclusivo
Check out Exclusivo

Check out sinalizado e projetado para melhor atender as necessidades das mães: bancos para espera, produtos da categoria para compras de última hora, e caixa exclusivo.

Hora de Cuidar- bebê e família
Hora de Cuidar- bebê e família

Desenvolvemos uma área, dentro do Walmart, dedicada exclusivamente à produtos para a categoria baby.

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Hora de Cuidar - bebê e família

Desafio
A Johnson & Johnson percebia que poderia estender sua autoridade sobre a categoria bebê para suas respectivas mães. Como fazer essa extensão, nos pontos de venda, sem danificar a sua imagem já conquistada?

 

Resultado

Depois de uma ampla investigação em um processo co-criativo, percebeu-se que quando nasce um bebê também nasce um núcleo familiar inteiro. Havia a possibilidade de se desenvolver um novo canal de atendimento para gestantes, recentes mamães, seus bebês e acrescentar seus tios e tias, avôs e avós, além das pessoas próximas por afetividade.

Para propiciar uma experiência de compra marcante e inesquecível, elaborou-se uma plataforma de relacionamento contínuo que atuasse de forma diferenciada nos diversos pontos de contato que busca ultrapassar os limites da relação entre shopper e produtos, mas também oferecer serviços de apoio.

Para colocar em prática o conceito, foi projetado uma prototipagem com 150 m2 no WalMart, com efetivo aumento de vendas.

Uso da parte superior do balcão
Uso da parte superior do balcão

Lugar previamente não utilizado, identificado na investigação como ponto-chave. Com exposição de marca e de produtos no balcão de atendimento, com organização na operação, previsão de estoque de produtos OTC perto do balconista

Personalização do projeto
Personalização do projeto

O projeto permite a adequação visual e de código de cor para cada cadeia de farmácias. Este, foi adequado e feito sob medida para as necessidades da Droga Raia.

Instalação no Carrefour
Instalação no Carrefour

Protótipo instalado e refinado para a Drogaria Carrefour.

Uso da parte superior do balcão
Uso da parte superior do balcão

Lugar previamente não utilizado, identificado na investigação como ponto-chave. Com exposição de marca e de produtos no balcão de atendimento, com organização na operação, previsão de estoque de produtos OTC perto do balconista

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Produtos OTC

Desafio
Fomos procurados por um problema jurídico. A ANVISA iria aplicar uma lei que impediria a venda dos medicamentos sem necessidade de receita médica diretamente aos shoppers. Em outras palavras, os clientes não poderiam pegá-los, mas deveriam solicitá-los no balcão da farmácia. Com isso, a Johnson & Johnson estimava perder 20%

no volume de vendas e 50% no estoque nas lojas.


Resultado

Criou-se um sistema de equipamentos que conseguia aumentar a exposição das marcas, melhorava o estoque dos produtos e facilitava a operação dos atendentes no balcão.

O conceito criativo gerou diferentes protótipos

que foram adaptados às diversas cadeias de farmácias e drogarias. Os testes revelaram aumentos de vendas de até 80% nas vendas das farmácias independentes e de até 36% nas cadeias de drogarias.

Mercado Anterior
Mercado Anterior

No ponto de venda, as cervejas eram vendidas em freezers horizontais, muitas vezes longe do consumidor.

Inovação Disruptiva
Inovação Disruptiva

Foi criado o primeiro freezer vertical do mercado, capaz de gelar mais a cerveja e de formar o tão desejado "véu de noiva" nas garrafas de cerveja.

Materiais de Merchandising
Materiais de Merchandising

Outros materiais de apoio foram desenvolvidos para comunicar a marca. Todos mantinham o mesmo foco: a temperatura super gelada das cervejas Brahma.

Mercado Anterior
Mercado Anterior

No ponto de venda, as cervejas eram vendidas em freezers horizontais, muitas vezes longe do consumidor.

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Freezer Brahma

Desafio Histórico
Em 1997, a Brahma percebeu que seria ultrapassada pela sua marca irmã, a Skol. A Brahma deixaria de ser a “Número 1” muito rapidamente e deveria mudar seu posicionamento. Um projeto foi solicitado para mascarar a fase de transição.

 

Resultado

Criou-se um sistema de equipamentos que conseguia aumentar a exposição das marcas, melhorava o estoque dos produtos e facilitava a operação dos atendentes no balcão.

O conceito criativo gerou diferentes protótipos que foram adaptados às diversas cadeias de farmácias e drogarias.

Os testes revelaram aumentos de vendas de até 80% nas vendas das farmácias independentes e de até 36% nas cadeias de drogarias.

Arcos
Arcos

Criação de uma das bombas de abastecimento, com espaço para comunicação e estoque de produtos.

Arcos
Arcos

Implantação do protótipo no posto.

Protótipo Instalado
Protótipo Instalado

Posto com a instalação completa do protótipo.

Arcos
Arcos

Criação de uma das bombas de abastecimento, com espaço para comunicação e estoque de produtos.

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Esso/Cosan

Desafio
A operação dos postos Esso havia sido comprada pela Cosan. Naquele momento, os pontos de venda estavam sem investimentos recentes e com a percepção da marca desgastada. O que poderia ser feito imediatamente, aproveitando a arquitetura já existente da rede?

Resultado
A investigação, elaborada em parceria com a Sense-Envirosell, dissecou a experiência real dos usuários que passam, entram ou compram nos ambientes da Esso.

Desvendada a jornada do shopper, montou-se um mapa de otimização para a comunicação de varejo dos postos. O projeto organizou a solução por tipos de postos, objetivos dos usuários, produtos e serviços. Com esses dados, criou-se um planejamento de mídia com a localização para cada tipo de comunicação.

 

O projeto incluiu o desenvolvimento de três tipos de acabamentos que foram prototipados na operação real. Todos os protótipos aumentaram as vendas dos produtos mais nobres e a percepção de valor da marca.

Mapeamento da Agência
Mapeamento da Agência

Com o objetivo de definir a hierarquia de comunicação das peças, as agências foram mapeadas e as peças expostas de acordo com sua periodicidade.

Outdoor
Outdoor

Campanha "Orgulho de Viver Cuiabá" - desenvolvida para comunicar aos funcionários da Prefeitura de Cuiabá sobre onde encontrar agências do seu banco.

1ª Agência Sustentável no Brasil
1ª Agência Sustentável no Brasil

Documentário sobre a construção da agência e a importância da sustentabilidade, assim como exposição dos dutos de ar condicionado e concreto - ambos sustentáveis.

Mapeamento da Agência
Mapeamento da Agência

Com o objetivo de definir a hierarquia de comunicação das peças, as agências foram mapeadas e as peças expostas de acordo com sua periodicidade.

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Banco Real

Desafio
Na época, o Banco Real não se comunicava de forma eficiente com seus usuários e clientes dentro das agências. O que fazer?


Resultado

Descobriu-se que a operação bancária oferecia sete ambientes com atividades completamente diferentes, que foram estudados para receber a comunicação mais adequada. Cada área gerou projetos focais que foram prototipados para aprendizado.

 

Os pontos de venda escolhidos como teste tiveram um aumento de até 36% de faturamento no mês do experimento. Com esses resultados, fomos convidados a participar da equipe estratégica para construção da agência Granja Viana, que se tornou a primeira construção sustentável da América Latina.

Estudo para Corner
Estudo para Corner

O processo incluiu estudos para identificarmos qual a melhor maneira de colocar em display os elementos do corner.

Corner Instalado
Corner Instalado

Um dos corners, instalados em um salão, com comunicação e com informação para as clientes sobre as cores disponíveis na linha de produtos L'Oréal.

Estudo para Corner
Estudo para Corner

O processo incluiu estudos para identificarmos qual a melhor maneira de colocar em display os elementos do corner.

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L'Oréal Professional​​

Desafio
A L'Oréal tinha um kit profissional de coloração que permitia a formulação de cores únicas e personalizadas. O significado desse produto era um investimento no relacionamento da marca tanto com as profissionais nos cabelereiros como com suas shoppers. A L'Oréal estava disposta a montar 15 ambientes para a divulgação do produto.
 

Resultado
Nossa investigação mostrou que o produto tinha um grande problema de identidade. Nem a equipe de vendas, nem o trade e nem os consumidores conseguiam entender o produto. Porém, durante o processo de criação, chegamos à conclusão de que não se tratava de criar uma nova marca, mas sim uma nova experiência de consumo: a garrafa chegar às mesas mergulhada em um bloco de gelo. Prototipamos o projeto em diversas festas jovens e foi um sucesso.