Shopper Marketing é o conjunto de ações estratégicas que se comunicam com o shopper, o consumidor que está no PDV

Hora de Cuidar - bebê e família

Desafio
A Johnson & Johnson percebia que poderia estender sua autoridade sobre a categoria bebê para suas respectivas mães. Como fazer essa extensão, nos pontos de venda, sem danificar a sua imagem já conquistada?

 

Resultado

Depois de uma ampla investigação em um processo co-criativo, percebeu-se que quando nasce um bebê também nasce um núcleo familiar inteiro. Havia a possibilidade de se desenvolver um novo canal de atendimento para gestantes, recentes mamães, seus bebês e acrescentar seus tios e tias, avôs e avós, além das pessoas próximas por afetividade.

Para propiciar uma experiência de compra marcante e inesquecível, elaborou-se uma plataforma de relacionamento contínuo que atuasse de forma diferenciada nos diversos pontos de contato que busca ultrapassar os limites da relação entre shopper e produtos, mas também oferecer serviços de apoio.

Para colocar em prática o conceito, foi projetado uma prototipagem com 150 m2 no WalMart, com efetivo aumento de vendas.

Produtos OTC

Desafio
Fomos procurados por um problema jurídico. A ANVISA iria aplicar uma lei que impediria a venda dos medicamentos sem necessidade de receita médica diretamente aos shoppers. Em outras palavras, os clientes não poderiam pegá-los, mas deveriam solicitá-los no balcão da farmácia. Com isso, a Johnson & Johnson estimava perder 20%

no volume de vendas e 50% no estoque nas lojas.


Resultado

Criou-se um sistema de equipamentos que conseguia aumentar a exposição das marcas, melhorava o estoque dos produtos e facilitava a operação dos atendentes no balcão.

O conceito criativo gerou diferentes protótipos

que foram adaptados às diversas cadeias de farmácias e drogarias. Os testes revelaram aumentos de vendas de até 80% nas vendas das farmácias independentes e de até 36% nas cadeias de drogarias.

Freezer Brahma

Desafio Histórico
Em 1997, a Brahma percebeu que seria ultrapassada pela sua marca irmã, a Skol. A Brahma deixaria de ser a “Número 1” muito rapidamente e deveria mudar seu posicionamento. Um projeto foi solicitado para mascarar a fase de transição.

 

Resultado

Criou-se um sistema de equipamentos que conseguia aumentar a exposição das marcas, melhorava o estoque dos produtos e facilitava a operação dos atendentes no balcão.

O conceito criativo gerou diferentes protótipos que foram adaptados às diversas cadeias de farmácias e drogarias.

Os testes revelaram aumentos de vendas de até 80% nas vendas das farmácias independentes e de até 36% nas cadeias de drogarias.

Esso/Cosan

Desafio
A operação dos postos Esso havia sido comprada pela Cosan. Naquele momento, os pontos de venda estavam sem investimentos recentes e com a percepção da marca desgastada. O que poderia ser feito imediatamente, aproveitando a arquitetura já existente da rede?

Resultado
A investigação, elaborada em parceria com a Sense-Envirosell, dissecou a experiência real dos usuários que passam, entram ou compram nos ambientes da Esso.

Desvendada a jornada do shopper, montou-se um mapa de otimização para a comunicação de varejo dos postos. O projeto organizou a solução por tipos de postos, objetivos dos usuários, produtos e serviços. Com esses dados, criou-se um planejamento de mídia com a localização para cada tipo de comunicação.

 

O projeto incluiu o desenvolvimento de três tipos de acabamentos que foram prototipados na operação real. Todos os protótipos aumentaram as vendas dos produtos mais nobres e a percepção de valor da marca.

Banco Real

Desafio
Na época, o Banco Real não se comunicava de forma eficiente com seus usuários e clientes dentro das agências. O que fazer?


Resultado

Descobriu-se que a operação bancária oferecia sete ambientes com atividades completamente diferentes, que foram estudados para receber a comunicação mais adequada. Cada área gerou projetos focais que foram prototipados para aprendizado.

 

Os pontos de venda escolhidos como teste tiveram um aumento de até 36% de faturamento no mês do experimento. Com esses resultados, fomos convidados a participar da equipe estratégica para construção da agência Granja Viana, que se tornou a primeira construção sustentável da América Latina.

L'Oréal Professional​​

Desafio
A L'Oréal tinha um kit profissional de coloração que permitia a formulação de cores únicas e personalizadas. O significado desse produto era um investimento no relacionamento da marca tanto com as profissionais nos cabelereiros como com suas shoppers. A L'Oréal estava disposta a montar 15 ambientes para a divulgação do produto.
 

Resultado
Nossa investigação mostrou que o produto tinha um grande problema de identidade. Nem a equipe de vendas, nem o trade e nem os consumidores conseguiam entender o produto. Porém, durante o processo de criação, chegamos à conclusão de que não se tratava de criar uma nova marca, mas sim uma nova experiência de consumo: a garrafa chegar às mesas mergulhada em um bloco de gelo. Prototipamos o projeto em diversas festas jovens e foi um sucesso.

Parceria:

Rio de Janeiro

Ladeira do Ascurra, 115 A

Cosme Velho, Rio de Janeiro, RJ

22241-320

Tel.: 21 2556.0777

São Paulo

Rua Bagé, 189

Vila Mariana, São Paulo, SP

04012-140

© 2013

Check out Exclusivo

Check out sinalizado e projetado para melhor atender as necessidades das mães: bancos para espera, produtos da categoria para compras de última hora, e caixa exclusivo.